Nossos projetos
NEACA - Tecendo Redes
O Projeto NEACA atua na política de proteção social especial para garantir os direitos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Dentre as ações, destaca-se o acompanhamento especializado interdisciplinar nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Jurídica e Pedagógica, tendo como objetivo minimizar os agravos psíquicos, físicos, afetivos e cognitivos apresentados pelas crianças, adolescentes, jovens e familiares expostos às diversas violências domésticas e/ou sexuais para superação das vulnerabilidades sociais decorrentes das violências notificadas.
Quais são as atividades realizadas?

Atendimentos especializados e interdisciplinares para as vítimas de violência e seus familiares

Reuniões com outras organizações para articulação da rede de proteção

Consultorias, palestras, rodas de conversa e oficinas formativas

Ações públicas de mobilização e sensibilização

Incidência política nas regiões de atuação do projeto

Elaboração de materiais informativos
Conheça os locais de atuação:

NEACA SÃO GONÇALO
Rua Rodrigues da Fonseca, 201, Zé Garoto
Tel: 21 2606-5003 | 98464-2179

NEACA ITABORAÍ
Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade
Tel: 21 98900-4246 | 96521-4888

NEACA DUQUE DE CAXIAS
Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim Vinte e Cinco de Agosto - Tel: 21 96750-3095

Parceria:
NACA - Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência
O NACA é uma ação continuada de Proteção Social Especial de Média Complexidade que adota procedimentos técnicos especializados. O Núcleo é uma parceria entre a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA/RJ) e o Movimento de Mulheres em São Gonçalo, que coordena as unidades de São Gonçalo e Niterói.
Horários de Atendimento:
De segunda à sexta-feira das 9 às 17h.
O atendimento é gratuito e todas as informações são sigilosas.
O que você encotra nos NACAs?
Atendimento gratuito para crianças, adolescentes e familiares vítimas de violências, ocorridas o ambiente familiar e/ou extrafamiliar. O Núcleo conta com Assistentes Sociais, Psicólogos, Pedagogos e Advogados que realizam o acolhimento e acompanhamento dos casos suspeitos de violências praticadas contra crianças e adolescentes. A equipe técnica elabora relatórios psicossociais que dão suporte ao trabalho dos Conselhos Tutelares, CREAS, Promotorias e Sistema de Justiça.
Vozes periféricas
O projeto tem como objetivo fortalecer a autoestima das mulheres residentes em territórios de favelas (Complexo do Salgueiro / SG). Dentre os objetivos específicos destacam-se o acesso humano à informação, com vistas ao conhecimento de direitos, e o alcance do protagonismo dentro de territórios tão conflagrados.
60
mulheres impactadas diretamente e 240 indiretamente,
assegurando o acompanhamento especializado interdisciplinar (Serviço Social, Psicologia e Jurídico) e doação de absorventes.
3301
mulheres que atualmente são beneficiárias de cestas básicas.
Rede Vida
O Projeto Rede Vida – São Gonçalo e adjacências é uma realização do Movimento de Mulheres de São Gonçalo MMSG, cujo objetivo é atender pessoas vivendo com HIV/Aids no município de São Gonçalo e Adjacências.
O que você encotra no Projeto?
Atendimento continuado nas áreas da assistência social e jurídica. Além dos atendimentos individualizados, realizamos oficinas e atividades em grupos reflexivos para acolhimento e orientação.
Grupo reflexivo para mulheres
O grupo reflexivo com mulheres que vivenciaram ou vivenciam situações de violência doméstica se propõe a contribuir com a redução dosagravos na saúde psicológica, emocional e física das vítimas atendidas no Movimento de Mulheres em São Gonçalo, tendo como eixo norteador uma proposta de cuidado que seja gerador de autocuidados, pois é um ato de amor e de resistência quanto aos ditames sociais, que subjugam a força e a capacidade da mulher para a luta, para o conhecimento, para a superação e para o “empoderamento”.
Quais são os objetivos do grupo?
Promover o cuidado de mulheres,numa proposta intersetorial, para a reflexão e construção de estratégias de autocuidado relacionadas às questões que envolvem as violências sofridas.
Acontece quinzenalmente às 5ªs feiras na sede do Movimento de Mulheres em São Gonçalo
Rodas de conversa com gestantes e puérperas
Promoção do acolhimento às gestantes no pré-natal, parto e pós parto e puérperas, sob o enfoque dos Direitos Reprodutivos e Direitos Sexuais, com vistas a impactar e transformar a vida das gestantes, parceiros, parceiras e familiares sob a perspectiva do respeito à saúde mental das participantes. A faixa etária prevalente é de 14 a 44 anos e a metodologia adotada prima pela valorização do trabalho interdisciplinar, intersetorial, interseccional e articulado em redes.
O que são as rodas e conversa?
As Rodas de conversas consistem em atividades programadas e livres, tais como: participação em seminários, fóruns, palestras em universidades e comunidades, chás de bebê, conferências livres , manifestações públicas, controle social sobre os serviços e incentivo à participação das mulheres nas reuniões do Conselho de Defesa da Mulher.
Projeto Recria- Potencializando Habilidades
O Programa de Atendimento à Criança e ao Adolescente em situação de risco social é realizado em parceria com a Fundação para Infância e
Adolescência (FIA RJ). O projeto é desenvolvido em São Gonçalo, nos bairros de Zé Garoto, Salgueiro e Jardim Catarina. O objetivo geral é garantir o atendimento continuado e interdisciplinar a 100 crianças e adolescentes e indiretos a 400 familiares que estejam em situação de risco social, com destaque para as famílias atingidas pelo desemprego e pobreza no contexto pós-pandemia da Covid-19.
Atividades e suporte psicossocial
O projeto acontece em regime de contraturno escolar desenvolvendo atividades de reforço escolar; atividades culturais e artística; atividades recreativas; oficinas de teatro, de musicalização, de artesanato, de poesia, de leitura e esportiva; passeios culturais e recreativos; habilidades básicas de informática, bem como, ações preventivas e socioeducativas cujos temas são relacionados aos direitos humanos.
Projeto Ricas do Salgueiro
O RICAS é um projeto coordenado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo, em parceria com o Ministério das Mulheres, que iniciou, em julho de 2024, tendo como meta a promoção da autonomia econômica e uma vida livre de violências para as mulheres residentes no Complexo do Salgueiro/ São Gonçalo.
Dentre os objetivos destacam-se a promoção de ações preventivas, socioeducativas e de formação continuada para geração de renda dentro do conceito de economia solidária.
Atividades promovidas
Pretende-se, também, fortalecer a autoestima emocional/financeira de 100 mulheres, através da oferta de cursos que promovam o empreendedorismo feminismo ( trancista, corte e costura, unhas, cerâmica e de arte criativa), bem como acompanhamento psicossocial para superação de diferentes camadas de opressão, que marcam as vidas de tantas mulheres.