O Programa NACA - FIA/RJ executado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo nos municípios de São Gonçalo e Niterói e desenvolve ações essencialmente dirigidas ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência física, psicológica, negligência, abandono e abuso sexual no âmbito familiar.O objetivo é interromper a situação de violência e buscar novas formas de convivência familiar que proporcionem um ambiente adequado ao pleno desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.
O Programa também prevê ações de atenção à família e atividades de prevenção com palestras e orientação aos pais e responsáveis. Tendo isso em vista e considerando o cenário atual, foi necessária a elaboração do Plano Emergencial para a redução dos impactos da pandemia COVID-19 que teve como objetivo o amparo às famílias, para que tivessem condições de cuidarem de si e das suas crianças e adolescentes. O acolhimento e o amparo através de atendimentos, orientações, informações, escuta, doação de alimentos, de kits de limpeza e higiene pessoal, medicamentos, máscaras, são essenciais para a redução do estresse, do medo, das incertezas que causam desequilíbrios na vida cotidiana de cada um.
Isso traz a importante reflexão de que quando cuidamos da família, oportunizamos a diminuição de conflitos e violências, problemas durante a gestação, a diminuição do risco da desnutrição infantil, a maior disponibilidade emocional e física dos adultos para o cuidado de suas crianças e adolescentes e o melhor desenvolvimento físico, psíquico e emocional do público infantojuvenil.
Para que possamos garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes durante a pandemia, precisamos também pensar em ações que fortaleçam os seus cuidadores: gestantes com alimentação adequada, mulheres livres de violência doméstica, igualdade entre homens e mulheres na divisão e execução de tarefas e responsabilidades em relação ao cuidado.
Todas as vidas importam!
Junt@s somos mais fortes.