top of page

FIQUE POR DENTRO DAS

NOVIDADES

MMSG apoia a Luta pela Eliminação da Discriminação Racial no mundo

  • charodri
  • 21 de mar.
  • 2 min de leitura

Movimento de Mulheres em São Gonçalo ‘ergue os punhos’ contra o racismo



Data foi declarada pela ONU, em 1966, após o ‘Massacre de Sharpeville’ que vitimou 69 pessoas na luta contra o apartheid

Arte: NEACA/TR


Há 36 anos lutando pelos Direitos Humanos, o Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) apoia a Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e ‘ergue os punhos’ contra o racismo. Mais do que uma data histórica, o Dia 21 de Março nos convida à ação contínua contra o racismo estrutural, que ainda permeia sociedades em todo o planeta. 


A missão do MMSG, que surgiu em 1989 na luta pelos direitos das mulheres, é a defesa dos direitos civis, sociais e políticos, sob a perspectiva de gênero, raça/etnia, aspectos geracionais, classe social e deficiências, priorizando ações voltadas à prevenção e enfrentamento de todas as formas de violências, de liberdade no campo dos direitos sexuais e reprodutivos e de superação de qualquer preconceito e discriminação.


Foram 69 mortos durante protesto na África do Sul


Em um mundo marcado por diversidades culturais, étnicas e sociais, o dia 21 de março emerge como um símbolo global de resistência e reflexão. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1966. O ‘Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial’ rememora um dos episódios mais trágicos da luta contra o apartheid: o ‘Massacre de Sharpeville’, ocorrido em 21 de março de 1960, na África do Sul.


De acordo com relatos históricos, na ocasião, 69 pessoas foram assassinadas e centenas ficaram feridas durante um protesto pacífico contra leis racistas. Mais do que uma data histórica, o dia convida à ação contínua contra o racismo estrutural, que ainda permeia sociedades em todo o planeta. 


'Continuaremos firmes em nossa luta'

"Iniciamos o MMSG, em 1989, combatendo a violência contra as mulheres e todo tipo de discriminação racial. Continuaremos firmes em nossa luta!", Oscarina Siqueira, diretora executiva do MMSG.

MMSG: 36 anos de história em defesa dos direitos humanos


O Movimento de Mulheres em São Gonçalo é uma eontidade da sociedade civil, de utilidade pública municipal e estadual, que atua sem fins lucrativos, fundada há 36 anos (1989), cuja missão é enfrentar todas as formas de preconceitos e discriminações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, credo, classe social e aspectos geracionais. Trabalhamos em defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosas, em especial, àquelas que são vítimas de diversas formas de violências, seja no âmbito doméstico ou extrafamiliar, ou que estejam vivendo com HIV/AIDS.

 

Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, no endereço e telefones abaixo:


MMSG - Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179).

 

 
 
 

Comments


bottom of page