NEACA Tecendo Redes inaugura sala de leitura para crianças em Itaboraí
- charodri
- 14 de mar.
- 6 min de leitura
Atualizado: 15 de mar.
Espaço organizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG) conta com apoio de volutários da Petrobras e atenderá crianças atendidas no projeto

Equipe do NEACA e representantes da Petrobras durante a inauguração da sala de leitura Ellen Lopes Barreto em Itaboraí
Foto: ASCOM/NEACA TR
Organizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), o Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e/ou Sexual (NEACA: Tecendo Redes) inaugurou, na quinta-feira (13/03), a Sala de Leitura ‘Ellen Lopes de Araújo Barreto’, em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio. A criação do espaço foi viabilizada por voluntários da Petrobras.
A sala de leitura, instalada no andar superior da sede do NEACA/Itaboraí, conta com um diversificado acervo literário, brinquedos, material pedagógico e atenderá crianças atendidas no projeto. Para o conforto dos ‘pequenos’ leitores, a sala foi climatizada e disponibilizará um computador para uso da equipe técnica da instituição e dos colaboradores.
A cerimônia de inauguração registrou a presença de aproximadamente 50 pessoas, entre representantes da Petrobras, da Segurança e Justiça, de instituições e autarquias de governos, da sociedade civil, coordenadores de equipamentos municipais, além de ativistas de Direitos Humanos, escritores e usuários (pais e crianças) atendidos no projeto.
Durante o evento, o NEACA homenageou a educadora Ellen Lopes Barreto, que atua, há 31 anos, na área de educação, em Itaboraí, e teve o nome escolhido para batizar a sala de leitura.
“Foi uma surpresa. Agradeço pela homenagem. São muitos anos militando na educação. Fui uma entusiasta no apoio à chegada do NEACA na cidade. E estão aí os excelentes resultados”, agradeceu, emocionada, a educadora.

Gestora e coordenadora geral do NEACA Marisa Chaves (E) e a educadora Ellen Barreto (D) em frente à sala de leitura
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘Informação é poder’
A gestora do MMSG e coordenadora geral do NEACA: Tecendo Redes, Marisa Chaves, enalteceu a parceria da Petrobras e ressaltou a importância do espaço de leitura no atendimento às crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e/ou vítimas de violências. Segundo Marisa, o lema ‘informação é poder’ se concretiza com a criação da sala, pois possibilitará o acesso aos livros e ao conhecimento.
“É com emoção que anunciamos a inauguração da sala de leitura em Itaboraí, que concretiza a frase ‘informação é poder’, pois, através dos livros, novos horizontes e oportunidades serão abertos, além da possibilidade do acesso ao conhecimento para centenas de pessoas”, disse Chaves.
“Agradecemos ao MMSG e à Petrobras que ajudou a expandir o nosso trabalho a Itaboraí. Enaltecemos a parceria e grandiosidade dessa empresa, que é nosso patrimônio nacional, pelo apoio ao projeto NEACA e à criação desse espaço que será fundamental no atendimento às crianças vítimas de violências e/ou em vulnerabilidade social”, ressaltou a gestora, que citou um verso da saudosa poetiza goiana Cora Coralina. “Tenha sempre um livro ao alcance do seu tempo”, complementou.
‘Livros transformam as pessoas’
Para a diretora executiva do MMSG, Oscarina Siqueira, o espaço de leitura é uma oportunidade de transformação social.
“Tenho 78 anos e carrego comigo lembranças de quando fui alfabetizada. Lembro das minhas primeiras experiências com os livros. Quem não lê fica ‘cego’. Essa sala de leitura ajudará muitas crianças. Os livros transformam as pessoas”, afirmou Oscarina.

As crianças tiveram contato com os livros e jogos pedagógicos durante o primeiro dia de funionamento da sala de leitura
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘Sem educação não há transformação’
Representantes da Petrobras reiteraram a importância da sala de leitura no atendimento à população carente e às crianças vítimas de violência da região. Segundo os profissionais, a educação torna concreta a transformação das pessoas.
“Fiquei surpreso positivamente com a efetividade e transparência do NEACA. Sem educação não há transformação. A sala de leitura será uma porta aberta para o acesso ao conhecimento”, ressaltou o técnico de operação do Complexo de Energias Boaventura, Wilson Cardoso Junior, que representou o gerente geral do TR Boaventura Cândido Luis Queiroz da Silva.
“Em uma região com tantas carências, é essencial a ação do projeto NEACA, pois além de dar um atendimento especializado às crianças, possibilita, através de suas ações, novas oportunidades. Essa parceria permite que a Petrobras dê um retorno social à população”, pontua a supervisora de projetos no Complexo de Energias Boaventura, Renata Bifano.
“Em um mundo tomado pela tecnologia, redes sociais e informações dúbias, a leitura de um livro ainda pode fazer diferença na educação das crianças. Ficamos felizes por estarmos ajudando nesse projeto”, disse Moara Zanetti, representante da Área de Responsabilidade Social da Petrobras.
“Acompanho o trabalho do NEACA: Tecendo Redes desde o início da parceria e acredito que as ações do projeto têm sido relevantes no atendimento à população. Costumo parafrasear o educador Paulo Freire: a ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo", ressalta Samir Nogueira, gerente setorial do Complexo de Energias Boaventura,

Personagens da turma da Arana divertiram as crianças durante a cerimônia de inauguração no pátio do NEACA Itaboraí
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘Muitas pessoas me deram as mãos para trilhar o caminho dos livros e da educação’
A coordenadora técnica do NEACA/Itaboraí, Luciléia Baptista, lembrou da infância sofrida, quando, ainda criança, precisou trabalhar como empregada doméstica e tinha dificuldade em acessar a educação.
“Essa sala de leitura me remete aos 12 anos idade. Trabalhava duro e tinha dificuldades em acessar à educação. Muitas pessoas me deram as mãos para trilhar o caminho dos livros e dos estudos. Isso transformou a minha vida. Esperamos contribuir com a transformação de outras crianças”, frisou Luciléia, que se graduou em Serviço Social e finalizou o Mestrado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Livro de escritora nigeriana inspirou a criação da sala de leitura
Integrante da equipe do NEACA/Itaboraí, a historiadora e educadora social Débora Ortman falou acerca da importância da leitura para refletir sobre as narrativas como formas de poder. Segundo Ortman, o livro ‘O perigo de uma história única’, da escritora e feminista nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, foi um dos textos que inspirou a criação da sala de leitura.
“O texto da Chimamanda fala sobre as narrativas e as relações de poder. E no processo de formação da sociedade brasileira, por muito tempo, as narrativas foram usadas para inferiorizar determinados grupos de pessoas. Portanto, a leitura ajuda nas construções do pensamento crítico, da liberdade e conhecimento. Através da sala de leitura, muitas crianças terão acesso à leitura pela primeira vez. É nossa maior conquista. Podemos usar os livros para dar a elas novos caminhos e novas histórias”, explica a educadora.

Coordenadora ténica do NEACA/Itaboraí Luciléia Baptista falou sobre a importância do acesso à leitura para crianças
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘A leitura faz sonhar e ter outros horizontes’
“Nós, que trabalhamos com política pública, entendemos a importância da leitura para o desenvolvimento social e emocional das crianças. A educação é uma saída. A leitura faz sonhar e ter outros horizontes” (Geilza Gonçalves, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em Itaboraí
‘Ensina conhecer mundos diferentes’
“Tenho uma filha no projeto NEACA e sei que a sala de leitura será mais uma opção de mudança. A leitura nos ensina conhecer mundos diferentes”. (Dona de casa Gabriela Reis, de 38 anos)
‘Leitura dá asas à imaginação’
“Para as crianças, na primeira ou segunda infância, ler é fundamental; pois trabalha conceitos que precisarão usar na vida adulta. A leitura dá asas à imaginação. Os livros são importantes para o desenvolvimento humano’. (Pedagoga Gabriella Soledade (NEACA /Itaboraí)

Escritora Ana Luísa Magalhães contou histórias e destacou a importância da literatura e dos livros na educação infantil
Foto: ASCOM/NEACA TR
‘A leitura me faz bem’
“Acho que ler livros me faz avançar. A leitura me faz bem” (Ketellen Vitória, 8 anos)
‘Importância dos livros para se enxergarem nas histórias ’
“Acredito que a importância dos livros para essas crianças, de acordo com a seleção de títulos que fizemos para essa sala de leitura, é para elas se enxergarem nas histórias. Para além de questões de violência e vulnerabilidade, elas podem superar as dificuldades ao se inserirem em um mundo diferente através das leituras” (Sandra Fratane, advogada/ NEACA-Itaboraí).
‘Essa sala é resultado da articulação pela garantia de direitos’
“Ter essa representatividade na inauguração da sala de leitura é resultado da importância da articulação da rede na promoção da garantia de direitos das crianças e adolescentes”. (Márcia Natalina/Articuladora de Redes/ NEACA).
‘A literatura é imprescindível’
“A literatura é imprescindível ao ser humano: como os atos de comer, dormir e beber. A leitura será como um bálsamo para essas crianças que tanto precisam”. (Ana Luísa Magalhães/ Professora, contadora de histórias e escritora)
Atendimentos em três municípios
Organizado pelo MMSG, o projeto NEACA Tecendo Redes, iniciado em 2024, com apoio da Petrobras, atende demandas relativas às violências domésticas e/ou sexuais e também atua em apoio a outros projetos para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.
O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias com o objetivo de contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).
Em caso de ajuda, os núcleos disponibilizam seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, nos endereços e telefones abaixo:
NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)
NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)
NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).
NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim 25 de Agosto. (21 96750-3095).
Comentarios