Durante reunião, integrantes do NEACA apresentaram as diretrizes do projeto e as instalações da sede aos profissionais da área de responsabilidade social da Petrobras
Marisa Chaves (E) e o gerente geral do Polo GasLub Cândido Queiroz durante apresentação do Projeto NEACA em Itaboraí
Foto: Hitalo Chaves/ASCOM/NEACA TR
Representantes do Polo GasLub e profissionais da área de Responsabilidade Social da Petrobras visitaram, na quinta-feira (25), às instalações do Projeto NEACA Tecendo Redes, no bairro Nova Cidade, em Itaboraí. Durante o evento, que contou com a participação do gerente geral do Polo GasLub, Cândido Luis Queiroz da Silva, os profissionais assistiram à apresentação das propostas e objetivos do Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e/ou Sexual (NEACA Tecendo Redes).
A reunião foi mediada pela coordenadora geral do NEACA, Marisa Chaves, que ressaltou a importância do apoio da Petrobras na implementação do projeto e na viabilização dos recursos para compra definitiva da sede da instituição. Chaves reiterou o comprometimento da equipe no trabalho de cooperação mútua com o Polo Gaslub, sobretudo, nas ações direcionadas às comunidades do entorno do complexo petroquímico, em Itaboraí.
“Estamos honrados com essa visita, pois, diante de profissionais altamente qualificados, representantes da Petrobras, que é nossa principal parceira, apresentamos as diretrizes do projeto NEACA Tecendo Redes e falamos de investimentos sociais na região. Essas ações conjuntas beneficiarão inúmeras famílias na prevenção às violências infanto-juvenis e na garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens em São Gonçalo, Duque de Caxias e Itaboraí, onde, em regime de cooperação com o GasLub, teremos entrada em diversas comunidades da região”, ressaltou Marisa Chaves.
‘Prevenir e minimizar os agravos decorrentes das violências’
Durante a reunião, integrantes da equipe multidisciplinar do NEACA Tecendo Redes apresentaram as diretrizes e normativas do projeto, que, com apoio da Petrobras, terá duração de 4 anos. O objetivo precípuo do projeto é minimizar os agravos decorrentes das violências domésticas e/ou sexuais notificadas.
“O NEACA tem o objetivo de minimizar os agravos psíquicos, físicos, afetivos e cognitivos apresentados pelas crianças, adolescentes, jovens (até 29 anos) e familiares expostos às diversas violências domésticas e/ou sexuais para superação das vulnerabilidades sociais decorrentes das violências notificadas. Para isso, contamos com uma rede de apoio interinstitucional. Em Itaboraí, além dos equipamentos públicos, recebemos apoio da cúpula da segurança do município, e, nesta reunião, reafirmamos o compromisso de atuar em conjunto com o Polo GasLub”, ressaltou Marisa Chaves.
Coordenadora geral do NEACA, Marisa Chaves (E), coordenadora técnica Luciléia Baptista e a psicóloga Rafaela Brito
Foto: Hitalo Chaves/ASCOM/NEACA TR
Atendimentos: demanda reprimida e bons resultados
Integrante do NEACA Tecendo Redes/Itaboraí, a psicóloga Rafaela Brito lembrou que, em 2023, havia, no município, uma demanda reprimida nos atendimentos aos casos de violência, sobretudo, na primeira infância, que foi o recorte do projeto anterior, que também contava com o apoio da Petrobras. Para a coordenadora técnica do NEACA/Itaboraí, Luciléia Baptista, a renovação do contrato e a ampliação dos atendimentos, para adolescentes e jovens, refletem os bons resultados obtidos pelo NEACA, que recebe encaminhamentos de diversos equipamentos públicos.
“Esse encontro reafirma a aliança e o compromisso mútuo de atuação entre os representantes da Petrobras e o NEACA. Havia uma demanda reprimida de atendimentos a casos de violência, em Itaboraí. A chegada do núcleo, com escuta qualificada e equipe multidisciplinar, foi fundamental para minimizar os agravos e trabalhar a prevenção", explica Rafaela. "Atualmente, recebemos casos cada vez mais complexos. A renovação do contrato e a ampliação dos atendimentos refletem os bons resultados do NEACA”, acrescenta Baptista.
‘Um dos valores da Petrobras é cuidar das pessoas’
O gerente geral do Polo GasLub/Itaboraí, Cândido Luiz Queiroz, elogiou o projeto e as instalações da sede. Queiroz ressaltou a importância do investimento no cuidado das pessoas e destacou as similaridades dos valores entre as instituições parceiras.
“Além de ter uma equipe competente, o NEACA é um projeto importante porque investe no bem estar das pessoas. Um dos valores da Petrobras é cuidar das pessoas. Portanto, essa parceria ressalta as similaridades e os objetivos comuns das instituições nos investimentos sociais. O GasLub estará à disposição para contribuir, em ações conjuntas, com o projeto do NEACA”, afirmou Cândido Queiroz, que anunciou a expansão da produção industrial do complexo petroquímico, em 2025, e a estimativa de uma oferta gradual de 15 mil novos empregos, nos anos seguintes.
Gerente do Polo GasLub, Cândido Queiroz, e a representante da área de Responsabilidade Social Moara Zanetti (ao fundo)
Representantes da área de Responsabilidade Social da Petrobras Aloisio Orlando (E) e Samir Nogueira (GasLub) no NEACA
Fotos: Hitalo Chaves/ASCOM/NEACA TR
Biblioteca e ações nas comunidades
O gerente de relacionamento comunitário da Petrobras no Estado do Rio de Janeiro, Aloisio Orlando Junior, enfatizou a relevância das ações sociais nas comunidades do entorno do GasLub. Aloisio pretende aproveitar a sinergia entre o NEACA, a Petrobras e as lideranças comunitárias para viabilizar projetos de prevenção às violências sexuais contra crianças, adolescentes e jovens nesses territórios.
“O NEACA presta um serviço de elevada importância nessas regiões de periferia. Vamos aproveitar essa boa relação do NEACA com as lideranças comunitárias, sobretudo da região no entorno do GasLub, para implementar projetos sociais e ações de prevenção às violências domésticas e sexuais”, disse Aloisio, que, durante a reunião, prometeu viabilizar a criação de uma biblioteca e a doação de livros para a sede do NEACA, em Itaboraí.
‘Vamos levar projetos para dentro do GasLub’
O gerente da área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) do Polo GasLub, Samir Nogueira, pretende levar alguns projetos do NEACA para dentro do complexo petroquímico. De acordo com Nogueira, os profissionais precisam de capacitação e orientação sobre prevenção às violências domésticas e/ou sexuais. “Contamos com a equipe técnica do NEACA para levar conhecimento, através de cursos e consultorias, aos nossos trabalhadores. Será uma forma de melhorar a vida dos nossos profissionais e de seus familiares”, disse Samir.
Moara Zanetti, que atua na área de responsabilidade social da Petrobras, citou que o NEACA é um projeto estratégico e agregará bons resultados sociais tanto dentro do GasLub quanto nas regiões periféricas.
Também marcaram presença na reunião, os integrantes da equipe da Responsabilidade Social da Petrobras: Érica Faleiro (Global/BR), Ronilson Braga Teixeira, Adelma Negreiros e Josinaldo Bezerra.
Equipe do Projeto NEACA com profissionais da Petrobras em frente à sede da instituição no bairro Nova Cidade (Itaboraí)
Foto: Hitalo Chaves/ASCOM/NEACA TR
Itaboraí atinge média global do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Com índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) atingindo 0,693, conforme dados coletados no último Censo (2022), Itaboraí atingiu a faixa média do IDH Global. O aumento nos índices de desenvolvimento, segundo especialistas, foi resultado dos impactos advindos de investimentos, diretos e indiretos, da implantação do Polo GasLub Itaboraí, antigo Comperj. Em relação ao PIB, a cidade ocupa a 92ª posição no ranking estadual. Com extensão territorial estimada em 429, 61 km2, Itaboraí tem 65% dos domicílios com esgotamento sanitário adequado.
Violência: município registrou 220 casos envolvendo a primeira infância
De acordo com DATASUS, entre 2019 e 2021, em Itaboraí foram notificados 1.078 casos de violência interpessoal/autoprovocada, sendo 640 perpetrados contra o gênero feminino e 438 contra o gênero masculino. No mesmo período foram registrados 220 casos de violência envolvendo à primeira infância, na faixa de 0 a 9 anos, sendo 155 crianças do gênero feminino e 65 do gênero masculino. Chama a atenção, porém, o número de 45 crianças, do sexo feminino, vítimas de abusos sexuais.
Atendimentos às vítimas de abusos e violências em três municípios
O projeto NEACA Tecendo Redes, iniciado em 2024, com a parceria da Petrobras, atende demandas relativas às violências domésticas. O projeto abrange os municípios de São Gonçalo, Duque de Caxias e Itaboraí e tem como objetivo contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de mulheres, crianças, adolescentes e jovens (até 29 anos).
Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, nos endereços e telefones abaixo:
NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)
NEACA Primeira Infância (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 313, Zé Garoto. (21 96750-1595)
NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).
NEACA (CAXIAS) – Rua General Venâncio Flores, 518, Jardim Vinte e Cinco de Agosto. (21 96750-3095).
Comments